quarta-feira, setembro 20, 2006

Cerca de 1,1 bilhão de músicas foram baixados em 2005

Uma pesquisa inédita apresentada pela ABPD- Associação Brasileira de Produtores de Disco, e realizada pela Ipsos Insight, mostrou que 1,1 bilhão de arquivos musicais foram baixados no Brasil em 2005, sendo cerca de 3 milhões de pessoas fizeram downloads, a maioria ilegal, já que são oriundas das redes de compartilhamento de arquivos (Peer to Peer).

Dentre as pessoas que baixaram, 4,2% gravou em CD as músicas baixadas, o que correspondeu a 13 milhões de CDRs gravados, somente no último trimestre. Isto mostra que foram 13% a mais que os CDs originais vendidos durante o ano de 2005.

O local preferido para baixar as músicas em primeiro lugar ficaram as residências dos usuários com 66%, seguido de cybercafés/ Lan Houses com 24%, e no local de trabalho com 23%.

Entre os gêneros musicais, o rock internacional foi o mais procurado, com 51%, seguido de MPB(47%) e rock nacional (46%).

Segundo o Diretor Geral da ABPD – Associação Brasileira dos Produtores de Discos, Paulo Rosa conlui que há duas conclusões importantes para a indústrica fonográfica, a primeira é que confirma que o mercado brasileiro tem bastante potencial para a venda de música on-line, seguindo a tendência dos outros países, e a segunda é a preocupação em competir com a oferta ilegal de música gratuira na web, principalmente nas redes Peer to Peer.

Nenhum comentário: